Atleta dos Sonhos

      Algo que amo na vida: conhecer o outro. Acredito que, qualquer que seja a circunstância deste outro, cada um tem algo valioso para nos ensinar. Dou o meu exemplo neste momento: mesmo sendo escritora e lendo compulsivamente, já pude aprender algumas palavras novas com os meus alunos do Projeto Eco5/ Aprender que têm muita dificuldade com a escrita e a leitura -  cidadãos que são semianalfabetos. Você já ouviu falar na palavra “ Gia”? Pois eu não fazia ideia do que seria, mas pude aprender: meu “aluno” me ensinou que gia é uma espécie de rã. Neste momento, eu compreendi quão pouco conhecimento eu tenho sobre o mundo natural. Também compreendi que posso passar a vida aprendendo coisas novas, ainda bem..

               Mas, após essa breve divagação, voltemos ao assunto: estava falando sobre o outro e o quanto aprendemos com este outro. Fato é que na Olimpíada do Rio eu aprendi muito com o outro. Com este outro atleta, tantas vezes despercebido por nós.

               E, com eles, eu aprendi: não deu certo hoje, mas pode dar amanhã. Mas, para dar amanhã, eu preciso perseguir o famoso mantra “ força, foco e fé”. Disciplina é essencial para alcançar grandes conquistas. É importante celebrar estas conquistas, mas, depois da celebração, foco novamente!

               Parece até meio clichê tudo isso, mas não poderia ser mais verdadeiro. Afinal, se você quer realizar grandes sonhos, você precisa ter padrão de atleta olímpico: não desistir, manter a concentração no objetivo, se superar constantemente. Cada vez fica mais claro para mim que quem tem sucesso no que deseja não é aquele sortudo, abençoado por Deus. Longe disso: é aquele que não desistiu diante dos obstáculos e todos os “nãos” que a vida apresentou, aquele que tem uma paixão incansável por aquilo que quer alcançar e está disposto a evoluir sempre. E, talvez mais importante do que chegar ao ouro final, é encarar a jornada e encarar da melhor maneira possível!

               Acho que no final disso tudo, as palavras vão perdendo o sentido e eu só tenho a agradecer. Obrigada atletas, por terem me ensinado e me emocionado tanto nestas últimas semanas!. E que venha a Paralimpíada do Rio para mais uma chuva de aprendizados =) 

Posted on August 22, 2016 .